domingo, 29 de agosto de 2010

Rosário


GRUPO ROSÁRIO

Por Daniela Gonçalvez
"Por Fim, meu coração Triunfará..."  (NOSSA SENHORA)

Como surgiu no mundo a devoção ao Santo Rosário
   A oração do Santo Rosário surgiu no mundo aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pais Nossos. Com o passar do tempo, a oração do Santo Rosário surgiu no mundo aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pais nossos.  Com o passar do tempo, no ano de 1365, fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas.
   Em 1500 ficou estabelecida, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios. O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história da salvação da humanidade. Com o rosário, meditam-se os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que se pode fazer com ela, a Mãe de Deus. Com a Ave Maria, o fiel a convida a rezar por nós. A Virgem sempre dá o que pedir. Ela une sua oração à do fiel. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para se obter a verdadeira paz.
  O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal. No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe. A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.
Como surgiu na paróquia São João Evangelista e quem fundou o Grupo do Rosário
    Em 1981, ano em que a paróquia matriz de Mussurunga 1 foi fundada, alguns meses depois. Algumas mulheres tiveram a idéia de fazerem um grupo para orarem o Santo Rosário nos fins de tarde, atecendendo às missas. Ainda na época do saudoso e inesquecível padre Manoel, primeiro pároco da comunidade São João Evangelista, o grupo se reunia a partir das 18 hrs no período fixo de quatro vezes por semana. Sra. Maria José e Sr. Osmar costumavam participar das orações e foram uns dos precursores da formação do grupo de oração tão importante para muitos cristãos católicos, é tanto que a presença de Nossa Senhora está cada vez mais forte na sociedade contemporânea devido à realização do Santo Rosário, é de grande importância para que seja rezado o terço, esse objeto sagrado de fé, numa sociedade que se encontra tão destroçada e tão carente de valores.

   Durante a 1ª aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, Jacinta, Lúcia e Francisco, uma Senhora vestida branco, mais brilhante que o sol (Memórias da Ir. Lúcia) vos pediu que fossem àquele mesmo lugar durante os próximos seis meses seguidos, e já lhes fez um pedido especial na primeira vez que as três crianças a viram: o de rezar muitos terços. Em alguns trechos do Diário Memórias da Ir. Lúcia, que foi uma das pastorinhas a quem a Mãe de Jesus apareceu, ela revela que Nossa Senhora perguntou aos pastorinhos: Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?  E os três responderam: Sim, queremos. (Memórias da Ir. Lúcia).
  Alguns membros da Renovação Carismática da paróquia São João Evangelista, foram grandes incentivadores da formação do Rosário durante o grande período de existência da primeira igrejinha, hoje reconstruída. Após 30 anos de atividades da igreja matriz, o grupo que realiza as orações do terço do Rosário costuma se reunir dois dias na semana, terças e quintas, e como de costume antecede às missas realizadas por padre Bené ou padre Reinaldo.
 Qual o trabalho que este grupo desenvolve na paróquia
  O trabalho que o Rosário desenvolve dentro de toda a comunidade é de propagar cada vez mais para as pessoas a importância desse ato de fé que marcou naquele dia 13 de maio em Fátima, um pedido especial da Rainha e as Promessas feitas por Ela para a vida daquele que realizar o Rosário, grandes são as graças, uma lista prometida por Nossa Senhora na cidade de Fátima, em Portugal. Sra. Angélica é uma das praticantes assíduas do grupo do Rosário, ela diz que há períodos que o grupo realiza um encontro para rezar o terço no mês de maio, e junto a outros membros, na maioria, senhoras, saem por Mussurunga para rezarem o terço.  “Vamos às casas  pela vizinhança e em outras ruas do bairro para anunciar o Rosário e especialmente, fazer as orações junto àquela família que pediu ou foi escolhida para receber a visita.” conclui Sra. Angélica.
Palavras de João Paulo II sobre a Oração do Rosário
“O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa.”
Fontes: Site Canção Nova e Comunidade São João Evangelista